É dever da empresa cobrir o custo de transporte do trabalhador, seja para se deslocar até o local de trabalho, seja para realizar atividades em nome da organização. O vale-transporte é a opção mais conhecida, a qual dá acesso ao transporte público. Porém, para funcionários com carro, a CLT também permite a opção do auxílio-combustível.
Sua implementação na empresa exige planejamento, pois não é idêntica ao vale-transporte. No entanto, dependendo do seu contexto, pode ser a alternativa mais vantajosa tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Quer entender mais sobre o auxílio-combustível na CLT e em quais contextos ele vale a pena? Acompanhe os próximos tópicos!
Entenda como funciona o auxílio-combustível
Trata-se de um benefício em que é pago um valor fixo por mês ao colaborador, destinado aos custos com combustível de seu veículo pessoal. Ele deve ser usado para o trabalhador se deslocar entre sua casa e seu trabalho.
Diferentemente do vale-transporte, o auxílio-combustível não é uma obrigação da empresa. Ou seja, você deve oferecer essa opção aos seus colaboradores voluntariamente para que eles a aproveitem.
Saiba o que a CLT diz sobre o auxílio-combustível
Apesar de não ser um benefício obrigatório, o auxílio-combustível tem alguns pontos previstos na CLT. Veja, a seguir, os principais.
Quem tem direito?
Em última instância, é a própria empresa quem deve estabelecer os critérios para ter acesso a esse benefício. O mais comum é que ele seja oferecido a qualquer funcionário que use um veículo próprio para se deslocar até o trabalho. Tudo depende de um diálogo entre o colaborador e a gestão da empresa.
É possível trocar o vale-transporte pelo auxílio-combustível?
Mesmo o colaborador que recebe o auxílio-combustível ainda tem direito ao vale-transporte, segundo a CLT. O que mais acontece é o próprio colaborador ter que declarar que abre mão do valor do vale-transporte para receber o benefício. Nesse cenário, a empresa troca o valor de um vale pelo outro.
Qual deve ser o valor?
Devido à sua interação com o vale-transporte, o mais comum é que o auxílio-combustível tenha valor equivalente ou superior ao do vale padrão. Para garantir o melhor retorno, é importante realizar uma análise de benefícios e projetar seu impacto nos custos.
Confira as vantagens de oferecer o auxílio-combustível
Muitos colaboradores investem em um carro próprio, que tanto proporciona mais praticidade e autonomia quanto evita parte do estresse no trânsito. Para essas pessoas, o auxílio-combustível se torna um aliado do seu bem-estar e da sua qualidade de vida.
Oferecer mais opções de benefícios para seus colaboradores também é uma forma de diferenciar sua empresa enquanto contratante. Algo simples, mas que já auxilia na retenção de talentos e no engajamento da equipe.
Agora você entende melhor o auxílio-combustível na CLT. Seja qual for o porte do seu negócio, essa pode ser uma ótima opção de benefício para oferecer à sua equipe. Basta contar com uma provedora capacitada, que seja aceita no maior número de localidades possível.
Cartão Combustível Eucard
Com o Eucard Combustível, sua equipe chega bem mais longe!
Elimine a necessidade de tirar nota fiscal em toda viagem do seu time! O cartão Combustível facilita o controle sobre as despesas de viagens, direcionado valores que serão gastos exclusivamente com combustível.
- Aumente a eficiência da sua empresa: economize tempo e trabalho do RH e do time que atua externamente;
- Facilite a gestão de despesas com deslocamento e controle os valores disponíveis para a mobilidade dos colaboradores;
- Ampla rede de postos de combustível credenciados e aceitação nas principais maquininhas de cartão;
- Colaboradores felizes com a praticidade do benefício, podendo viajar sem se preocupar com as notinhas.


Quer oferecer os melhores benefícios para sua equipe? Então entre em contato agora mesmo e conheça os serviços da Eucard.