Às vezes, os benefícios para funcionários são pautas nos jornais e ficam em alta no debate público, como quando regulamentações sobre teletrabalho e vale-alimentação foram aprovadas. Mas você já parou para observar como a gestão de benefícios corporativos funciona na sua empresa?
O investimento em benefícios é uma forma de remuneração variável, uma categoria de pagamento que traz vantagens como o incentivo à produtividade, a relação custo-benefício e a flexibilidade.
Neste post, você vai ver a importância da gestão de benefícios corporativos, suas vantagens e algumas dicas para caprichar na hora de gerir e implementar a ideia. Boa leitura!
O que é e quais as vantagens da gestão de benefícios?
A gestão de benefícios corporativos abrange a seleção, a organização, a disponibilização e o monitoramento dos benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível e plano de saúde.
Normalmente, gerir benefícios envolve os chamados “benefícios complementares”, como assistência médica, odontológica e vale-combustível. Mas a lei também aborda os benefícios obrigatórios: FGTS, 13º salário, abono salarial, e por aí vai.
Escolher os benefícios corretos e definir o orçamento para disponibilizá-los são tarefas da gestão de benefícios. A iniciativa proporciona algumas vantagens, o que inclui mais atratividade nos processos seletivos, aumento no engajamento dos profissionais e retenção de talentos.
Como fazer uma boa gestão de benefícios corporativos?
Uma boa gestão de benefícios corporativos pode passar pela implementação dos “benefícios flexíveis” — que podem ser personalizados e alterados de acordo com os recebedores. Nos próximos tópicos, você verá algumas dicas para gerir bem.
Analise o perfil dos colaboradores
Conhecer o perfil dos profissionais conta na hora de fazer a implantação de beneficios. Se sua empresa se compõe principalmente de jovens, a política é diferente de uma com média etária mais alta.
Sendo assim, você pode fazer uma pesquisa interna e colher dados sobre os principais traços dos profissionais. Aqui, é possível unir essas informações a uma pesquisa sobre o clima organizacional da empresa.
Crie um pacote de benefícios
Com a pesquisa em mãos, haverá uma base sólida para montar um pacote de benefícios. Você pode considerar as opções que os profissionais mais levam em conta e elaborar uma combinação que corresponda a essas expectativas.
Nesse momento, o desafio talvez seja encontrar a tecnologia que intermedeie os benefícios. Marcas como a Eucard unificam os benefícios em um único cartão, trazendo um aplicativo que funciona como uma conta bancária.
Una propósitos
É importante ter uma implementação de benefícios transparente. Isso significa que os profissionais precisam estar informados e de acordo com o que é oferecido. Com propósitos alinhados, tudo tende a funcionar melhor.
A aposta em benefícios é um caminho para atrair os melhores para o seu time. Além de destacar a empresa em processos seletivos, promove engajamento e, por isso, tem efeito nos resultados de produção da marca.
Pensando em facilitar seu trabalho, é possível unificar os benefícios para funcionários em um mesmo cartão. Inclusive, essa pode ser uma ideia economicamente conveniente para a empresa, desde que se associe com uma marca especializada no assunto.
A gestão de benefícios corporativos é útil em um mercado que está passando por mudanças. Novos modelos de trabalho surgem e a automatização está em alta como um dos efeitos do progresso tecnológico.
Se você quer saber mais, confira o texto sobre a importância de contar com um cartão de beneficios flexíveis!
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