O vale-alimentação pode ser descontado com atestado?

Por

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

O vale-alimentação pode ser descontado com atestado? Essa é uma dúvida muito comum entre colaboradores, e o RH precisa entender esses pontos simples para que possa trazer ao profissional as informações relevantes e corretas de acordo com as leis trabalhistas.

O atestado é um direito de qualquer pessoa que atua nas organizações, uma vez que a saúde deve ser prioridade para os funcionários. Dessa forma, se houver qualquer problema, basta apresentar o documento elaborado por um médico registrado no Conselho Regional de Medicina. Quando isso ocorre, o seu dia não é descontado, nem mesmo o Descanso Semanal Remunerado.

No entanto, existem fatores que podem entrar nesse desconto, como é o caso do vale-alimentação. Neste material, a gente vai explicar um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

O vale-alimentação pode ser descontado com atestado?

Conforme abordamos, o vale-alimentação pode ser descontado com atestado, uma vez que se trata de um custeio por parte da empresa para que o colaborador possa se alimentar durante o seu expediente, não fora dele. Porém, existem exceções, que merecem atenção por parte do empregador. Um deles está relacionado aos acordos individuais e convenções coletivas quando exigem que esse benefício seja mantido. Nesse caso do acordo individual, isso deve estar documentado para não haver prejuízos para nenhuma das partes.

Como as empresas costumam pagar o vale-alimentação no início de cada mês e essa é uma eventualidade não prevista, o desconto pode acontecer no mês seguinte. É importante que todas essas informações sejam muito bem alinhadas com os profissionais e fiquem disponíveis de fácil acesso na intranet ou em qualquer outro canal de comunicação interna de seu negócio.

Existem outros benefícios que também podem ser descontados?

Da mesma forma como ocorre com o VA e o VR, o Vale Transporte também pode ser descontado do profissional nos dias em que ele estiver ausente. A lógica é a mesma: este é um custeio para que o profissional possa se deslocar para o seu trabalho. Como ele não precisou ir até lá, também não precisou utilizá-lo.

Caso a empresa também ofereça auxílio-combustível, trata-se de um item que pode ser abatido. No entanto, vale a reflexão por parte de seu negócio. Continuamente mencionamos sobre a importância de buscar por atividades e ações de endomarketing que motivem os profissionais. Ao contar com pessoas engajadas em sua organização, naturalmente terá resultados mais atrativos, pois há mais produtividade. 

Também deve-se destacar que pessoas que estão felizes em seus espaços de trabalho permanecem por mais tempo. Lembre-se sempre que contratar e desligar pessoas gera custos. Ao ter um turnover reduzido, há redução de gastos. 

E então, conseguiu entender se vale-alimentação pode ser descontado com atestado? Como vimos, é algo que a empresa pode fazer de acordo com a legislação trabalhista, mas que poderia gerar descontentamento das pessoas e gerar desmotivação. O importante é ter uma política clara e divulgar continuamente para profissionais, especialmente para os recém-chegados. 

Qual vale-alimentação oferecer ao seu time?

Os benefícios no ambiente corporativo são capazes de atrair novos talentos e manter a motivação da equipe de colaboradores, mas desde que haja uma gestão eficiente. Grandes talentos buscam, além de salários e estabilidade, qualidade de vida e valorização do seu dinheiro. Nesse contexto, o vale-alimentação é requisito básico para quem deseja garantir vantagem competitiva.

Os benefícios do vale-alimentação Eucard são inúmeros, além de valorizar a sua equipe, descomplica seu RH e organiza a sua gestão. Portanto, não perca mais tempo. Entre em contato com a Eucard e solicite uma proposta personalizada para cuidar bem dos profissionais da sua empresa.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, leia outro artigo que explica se o vale-alimentação é obrigatório!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas