Blog

Como fazer o saldo do vale durar mais?

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Quando o saldo do vale cai é sempre uma alegria, uma vantagem relevante para quem trabalha no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele traz benefícios para os trabalhadores e para as empresas, que contribuem para a satisfação e o bem-estar dos seus talentos iniciantes ou que já fazem parte dos times há mais tempo.

Fornecer o vale-alimentação é uma maneira inteligente de complementar os rendimentos dos funcionários para que se alimentem de modo saudável. Com esse benefício, eles podem comprar alimentos que atendam às suas necessidades básicas para manter a saúde física e mental. Assim, a tendência é que sejam mais produtivos e se sintam mais motivados.

Gostaria de entender a importância e como fazer o saldo do vale-alimentação durar até o final do mês? Continue a leitura!

Por que é importante manter o saldo do vale-alimentação?

O vale-alimentação ajuda a motivar e engajar as equipes, que tendem a trabalhar mais se seus integrantes estiverem satisfeitos. Esse benefício pode reduzir indiretamente o número de faltas e a rotatividade. Entretanto, os talentos precisam aprender a utilizar os valores para que tenham saldo até o início de um novo mês.

Quem mantém o saldo positivo do vale-alimentação pode utilizá-lo em lanchonetes ou restaurantes para suas refeições diárias. Outra possibilidade é comprar produtos alimentícios em supermercados. Em suma, o benefício oferece variedade e flexibilidade para que o colaborador se alimente bem e tenha energia para o trabalho.

LEIA TAMBÉM

O que você precisa entender sobre a lei do vale-alimentação
Vale-alimentação: existe valor mínimo para esse benefício?
Vale-refeição e vale-alimentação: quais são as diferenças?

Quais as dicas para o saldo do vale-alimentação durar mais?

O vale-refeição só pode ser usado para compra de pratos prontos em estabelecimentos credenciados. Já o vale-alimentação é mais amplo: possibilita a aquisição de sacolões, carnes em açougues e outros comércios que vendem alimentos in natura ou processados para o preparo. Veja, a seguir, algumas dicas interessantes para economizar o saldo!

Planejar as compras mensais

Preste atenção a descontos oferecidos em determinados dias da semana e planeje suas compras com antecedência. Faça uma lista de legumes e frutas da época, bem como produtos de safra, que se tornam mais baratos em certos períodos do ano. Se encontrar um produto com ótimo preço, compre e congele.

Evitar compras desnecessárias

Não compre por impulso. Revise a geladeira e os armários antes de ir ao supermercado para utilizar o vale-alimentação. Leve para casa apenas aquilo de que realmente precisa e tente reaproveitar ao máximo os alimentos comprados, como cascas e polpa de frutas.

Usar a regra de compensação

Para utilizar essa regra, você precisa verificar o valor do vale-alimentação e dividir pela quantidade de dias em que vai trabalhar durante o mês. Procure otimizar o benefício e mantenha essa média diariamente para ter saldo suficiente até o fim do mês.

Buscar boas promoções

Existem programas de fidelidade e promoções interessantes para quem deseja diminuir os gastos com alimentação. Encontre supermercados e restaurantes que tenham como objetivo conquistar novos clientes. Alguns estabelecimentos fazem entregas grátis ou oferecem programa de pontos para trocar por bebida, sobremesa ou refeições.

Consultar o saldo sempre

Verifique continuamente o valor disponível no seu vale-alimentação para ter um controle do crédito e dos gastos. Isso vai ajudar a definir quanto você ainda poderá gastar para que o valor não termine antes da data da recarga feita pela empresa.

Entendeu como fazer economia inteligente para o saldo do vale-alimentação durar mais? Administre o benefício e mantenha uma alimentação equilibrada para favorecer sua saúde. Escolha alimentos que ajudam na concentração e aumentam a produtividade na realização das tarefas de rotina.

Achou interessante? Conheça todos os benefícios que a Eucard pode te oferecer: clique aqui!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas