Blog

Vale-alimentação: existe valor mínimo para esse benefício?

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Os benefícios no ambiente corporativo são capazes de atrair novos talentos e manter a motivação da equipe de colaboradores, mas desde que haja uma gestão eficiente. Nesse contexto, entender se o vale-alimentação tem um valor mínimo é importante para fornecer esse recurso corretamente.

O benefício da alimentação e refeição é um dos mais desejados por profissionais. Por isso, é interessante que as organizações saibam como utilizá-lo. Ao oferecer essa vantagem, a empresa ajuda a cuidar da saúde dos seus colaboradores, por meio de hábitos alimentares saudáveis.

Neste artigo, vou revelar se existe um valor mínimo do vale-alimentação e se há um valor máximo. Além disso, darei orientações para você entender como definir o quanto pagar. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Existe valor mínimo para vale-alimentação e vale-refeição?

Uma das principais dúvidas das empresas é sobre se existe um valor mínimo de vale-alimentação e vale-refeição. De acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), esse benefício é opcional. Por esse motivo, não há um preço obrigatório determinado que deve ser praticado pelas organizações.

A origem desse benefício também pode trazer algumas dúvidas, pois é preciso saber se ele faz parte da remuneração do profissional. O vale-alimentação e o vale-refeição podem ou não ser descontados do salário do colaborador, de acordo com o desejo da organização.

Existe valor máximo?

Assim como não existe uma quantia mínima, também não há uma quantia máxima que deve ser paga. No entanto, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) autoriza um desconto máximo no salário do trabalhador de até 20% do valor do benefício pago. Ou seja, ele não pode tomar uma proporção muito grande da remuneração do colaborador.

Como definir os valores do vale-alimentação e vale-refeição dos colaboradores?

Alguns fatores devem ser analisados para a empresa definir um valor para o vale-alimentação e o vale-refeição de seus colaboradores. É importante verificar o custo da alimentação na cidade de atuação, nos locais próximos à organização, assim como o valor médio das refeições.

O Ministério do Trabalho orienta que o valor desse benefício seja 70% do custo da cesta básica no local de atuação. Veja bem: trata-se de uma orientação, não de uma determinação. Além disso, é fundamental verificar se há alguma convenção coletiva da categoria de atuação que determina qual é o valor ideal dessa ajuda de custo. 

Outro aspecto que deve ser analisado é o objetivo da empresa com esses benefícios, já que cada organização define o valor que será pago. Se a intenção é atrair ou reter talentos, uma alternativa é pagar um pouco acima da média regional, por exemplo, para demonstrar a importância que a empresa dá para seus funcionários.

Neste artigo, expliquei se o vale-alimentação tem valor mínimo ou máximo e como definir o quanto pagar aos colaboradores. Esses benefícios são essenciais para a motivação da equipe. Sendo assim, vale a pena buscar uma quantia que seja interessante para os profissionais, sem prejudicar a organização.

Conheça o Vale-alimentação Eucard!

O mundo corporativo vive um momento em que as empresas não disputam mais apenas clientes, elas também estão na corrida pela composição do melhor quadro de colaboradores possível.

Grandes talentos buscam, além de salários e estabilidade, qualidade de vida e valorização do seu dinheiro. Nesse contexto, o vale-alimentação é requisitos básico para quem deseja garantir vantagem competitiva.

Os benefícios do vale Eucard são inúmeros, além de valorizar a sua equipe, descomplica seu RH e organiza a sua gestão. Portanto, não perca mais tempo. Entre em contato com a Eucard e solicite uma proposta personalizada para cuidar bem dos profissionais da sua empresa.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, leia outro artigo que explica se o vale-alimentação é obrigatório!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas