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Employee Value Proposition (EVP): como oferecer na sua empresa?

Por

Matheus Vieira

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Employee Value Proposition (EVP): como oferecer na sua empresa?

Uma gestão de pessoas focada em conforto, bem-estar e qualidade de vida das equipes traz múltiplas vantagens para a empresa, como engajamento, produtividade e maior poder de atração e retenção de talentos. Por isso, é recomendado implementar o Employee Value Proposition (EVP) em suas demandas relacionadas ao capital humano.

Com essas ações, o setor de Recursos Humanos e a liderança corporativa proporcionam experiências valorosas para os colaboradores. Assim, eles se beneficiam de tais condições e geram resultados que colocam a instituição em destaque no segmento em que atua.

Pensando nisso, elaborei este conteúdo repleto de dicas e informações sobre EVP. Entenda como colocar essa estratégia em prática no seu empreendimento.

O que é EVP?

EVP significa “Proposta de Valor ao Empregado”, em português. Corresponde a um conjunto exclusivo de ofertas e valores que uma empresa disponibiliza a seus funcionários a fim de se tornar única, bem como atrair e manter talentos.

Do ponto de vista dos colaboradores, o EVP pode ser descrito como um conglomerado de motivos pelos quais eles devem ingressar ou permanecer na organização, tais como:

  • cultura e clima organizacional;
  • comunicação efetiva;
  • programa de benefícios;
  • jornada flexível;
  • liderança humanizada.

Na prática, o Employee Value Proposition é uma atividade dinâmica, elaborada de acordo com as demandas dos funcionários.

Quais são os pilares do EVP?

Os cinco pilares do EVP são fundamentais ao montar uma estratégia de implementação, para conduzi-la de forma estratégica. Veja quais são eles.

Recompensas

Recompensas representam demandas como remuneração e reconhecimento. É válido mencionar que um salário elevado não é a única condição que leva o colaborador a ficar satisfeito com seu emprego. Nesse sentido, o reconhecimento e a cultura do feedback são elementos extremamente importantes para engajar funcionários.

Isso significa que bonificações como vale-alimentação, vale-refeição, vale-presente, giftcards, convênios com academias e farmácias têm um papel essencial na elaboração de um EVP eficiente.

Oportunidades

Oportunidades se referem aos benefícios ligados à carreira e ao desenvolvimento dos talentos. Promover crescimento e estabilidade profissional na empresa é uma maneira de manter os colaboradores motivados. Nesse sentido, elaborar um plano de carreira atrativo e promover treinamentos periódicos são medidas indispensáveis para potencializar seu EVP.

Pessoas

O pilar “pessoas” corresponde ao vínculo laboral entre colegas e com os líderes. Você provavelmente sabe que é bastante comum que talentos deixem a instituição por causa de embates e divergências com o chefe ou com colegas, certo?

Então, a base de implementação do EVP prioriza a construção de um clima organizacional positivo a fim de minimizar conflitos e gerar boas relações profissionais. Além disso, orientações comportamentais podem ajudar a liderança e os integrantes das equipes a se relacionarem de forma mais saudável.

Trabalho

Colocar o profissional para realizar tarefas alinhadas ao seu comportamento é essencial para que ele entenda seu papel organizacional. Com isso, a gestão também evita desmotivações e diminui o índice de desligamentos.

Portanto, na etapa de contratação, é preciso descrever a função corretamente para atrair candidatos que estejam alinhados com a cultura da empresa. Dessa forma, o EVP é executado com sucesso.

Organização

O Employee Value Proposition deve se voltar para a própria organização. Para isso, é preciso considerar a cultura organizacional, que é um compilado de fatores (crenças, normas e valores) que afetam o clima empresarial.

Nesse sentido, é necessário fazer pesquisas periódicas de clima para diagnosticar o comportamento global da empresa — assim, o EVP permanecerá em constante atualização e monitoramento.

Como montar um plano de EVP?

Cada proposta de valor é única, pois está atrelada à identidade do empreendimento e determina a maneira como ele está posicionado no mercado. Empreendimentos competitivos apresentam um EVP maior e, por isso, seus processos de recrutamento e seleção são mais disputados.

Para montar um plano EVP, é preciso levantar os argumentos que a empresa tem para chamar a atenção profissionais talentosos, bem como os motivos que mantêm os colaboradores atuais no quadro.

As respostas para tais questionamentos serão determinantes para definir a proposta de valor da companhia. Uma recomendação é fazer pesquisas para descobrir se os benefícios oferecidos estão alinhados com a média do mercado.

Quais ações podem ser incorporadas no EVP?

Conheça as melhores práticas para incorporar no seu Employee Value Proposition.

Entenda que o EVP é uma estratégia

O primeiro passo é fazer com que os gerentes compreendam que o EVP é essencial para o sucesso operacional e mercadológico da empresa e não se resume a abordagens dispersas. Para atingir esse objetivo, é preciso levantar dados, conduzir estudos e realizar análises com foco nas demandas dos funcionários.

Considere os pilares do EVP

Ao construir sua estratégia, observe minuciosamente cada um dos pilares apresentados e considere práticas que possam ajudar tanto a vida pessoal quanto a vida profissional dos funcionários.

É nessa etapa que a empresa também precisa buscar parcerias que contribuam para a implementação adequada do EVP, como benefícios flexíveis, orientações profissionais, planos de qualidade de vida, soluções de coworking e outras condições que encaixem em sua proposta de valor.

Além disso, reúna-se periodicamente com todos os profissionais da liderança para construir a melhor estratégia. Com o compartilhamento de ideias, fica mais fácil atender às demandas pessoais e profissionais dos colaboradores.

Organize sua gestão de talentos

Os talentos precisam notar que podem evoluir com reconhecimento e crescer com promoções ao longo da carreira. Aqui, o ideal é favorecer os profissionais da casa quando surgirem vagas em cargos superiores em vez de contratar novas pessoas para posições de chefia.

Para tanto, lembre-se de que a gestão de capital humano precisa monitorar comportamentos e habilidades com frequência para estar pronta quando as oportunidades internas aparecerem.

Cuide da cultura organizacional

Um bom salário não se sobressai diante de desorganização e clima hostil. Promover uma cultura empresarial positiva é essencial para assegurar o bem-estar das equipes e o funcionamento adequado de todos os departamentos. O segredo está em oferecer boas condições de trabalho aos times a fim de manter o EVP elevado.

Dê visibilidade à estratégia

O último passo na criação do Employee Value Proposition é tornar as práticas visíveis para todo o corpo de funcionários para que contemplem os valores agregados pela companhia.

A dica é fazer palestras com representantes de parceiros que compõem o EVP para mostrar aos colaboradores como eles podem usufruir dos benefícios oferecidos. Esse tipo de abordagem tem grandes chances de gerar engajamento e motivação nas equipes.

Como visto, para implementar o EVP é preciso colocar os talentos no centro da estratégia. Ao atender às demandas do time, você evidencia a proposta de valor da sua empresa, tanto interna quanto externamente.

Nesse sentido, a Eucard pode ser sua grande parceira no que se refere à oferta de benefícios corporativos como parte da estratégia de EVP. Com a gente, você não paga taxas e encargos sociais, bem como recebe atendimento especializado e benefícios exclusivos, como personalização de cartões e de giftcards.

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