Blog

4 dicas incríveis para garantir a ergonomia no home office

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

4 dicas incríveis para garantir a ergonomia no home office

A ergonomia diz respeito à interação de um indivíduo com os elementos de um ambiente. Ela visa promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, por meio da adequação de fatores ambientais, como o mobiliário e a iluminação, entre outros. Assim, esse princípio é fundamental em qualquer atividade de trabalho, inclusive quando realizadas em casa. No post de hoje, quero conversar sobre a ergonomia home office.

Talvez você já trabalhe em casa há algum tempo ou esteja se adaptando agora. De qualquer maneira, faz toda a diferença averiguar se as condições estão realmente apropriadas para sua saúde física, mental e emocional.

A ergonomia no trabalho é regulamentada pela NR-17. A seguir, separei quatro entre várias dicas, com base em especialistas, para colocá-la em prática. Confira!

1. Cuide da sua postura

Uma posição inadequada, mantida por muito tempo, é capaz de nos causar dores e estresse, entre outros problemas de saúde. Durante o trabalho, acabamos nos esquecendo desse detalhe, descuidando da postura ao nos distrairmos com os afazeres. No home office isso também é comum, até por nos sentimos mais relaxados no ambiente doméstico.

Segundo profissionais da PUC-RS e o ortopedista Alberto Gotfryd, a coluna deve ficar ereta, não curvada para frente ou para trás. Também não se deve manter o pescoço inclinado. As articulações têm que ficar relaxadas, assim como os ombros. É indicado manter os joelhos, os quadris e os antebraços em ângulos de 90°. É importante apoiar os pés e os antebraços. Lembre-se de observar a postura com mais frequência!

2. Saiba escolher o seu local de trabalho

Escolha um local da casa para realizar seu home office. Pode ser o próprio quarto ou a cozinha, mas é importante adaptá-los. Você pode, por exemplo, retirar da mesa os objetos que o distraem ou que só servem para outras atividades. A ideia é se sentir confortável, mas também estimulado e concentrado no seu espaço.

A iluminação e a ventilação devem ser adequadas. É importante evitar sombras escurecendo a visão ou luz sendo refletida na tela do computador, pois isso acaba forçando os olhos. Defina os seus horários e peça ajuda de quem mora com você para evitar distrações ou barulhos que interferem nesse momento.

3. Adapte o seu mobiliário

Como dito anteriormente, você pode, sim, trabalhar no seu quarto, na sala ou na cozinha, mas isso não quer dizer usar os móveis de qualquer jeito. Bancos sem encosto, camas ou sofás não permitem a postura apropriada e, portanto, não são recomendáveis às boas práticas da ergonomia home office.

Entre os requisitos para a cadeira certa, incluem-se: apoio para os braços (de um modo que os ombros fiquem relaxados); apoio para as costas; assento com apoio total para as coxas. Se os pés não alcançarem o chão, é uma boa ideia utilizar um apoio.

A altura recomendada da mesa e da cadeira dependem da sua estatura. É indicado usar um suporte para o notebook ou até para o monitor, se necessário, pois a tela deve ficar na altura dos seus olhos, sem precisar curvar o pescoço, mesmo um pouco. Isso pode ser improvisado com caixas ou outros materiais que você tem em casa. Essas são algumas dicas para o seu mobiliário. Atente-se à distância certa da tela.

4. Faça pausas e alongamentos

As pausas também são muito importantes para a nossa saúde. Elas são momentos para descansar a mente, relaxar e mexer o corpo. Assim, lembre-se de incluí-las na sua rotina. Evite ficar horas trabalhando sem nenhuma pausa. Intervalos de dez a quinze minutos, após cerca de duas horas de trabalho, já contribuem bastante, por exemplo.

Os alongamentos também são recomendáveis. Você pode pedir dicas a um especialista, como um médico ou fisioterapeuta. É importante adaptar os exercícios aos seus limites, seu corpo e suas necessidades. 

Essas foram algumas dicas para a sua ergonomia home office. Vale destacar que pessoas com problemas de vista ou de coluna também precisam dos recursos certos para se adaptar. Lembre-se: trabalhar em casa não é sinônimo de levar menos a sério as condições adequadas! Atente-se à sua saúde e qualidade de vida.

Espero ter ajudado! Não deixe de assinar a newsletter e nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas