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Fusion Teams: fique por dentro dessa tendência para o RH

Por

Matheus Vieira

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Fusion Teams é uma equipe multidisciplinar de profissionais que usa processos baseados em dados para atingir os objetivos da sua empresa. Esse grupo de colaboradores consegue tomar decisões eficientes, facilitam e implementam mudanças específicas nas organizações. Os times podem ser compostos por analistas, técnicos, gerentes e especialistas em Tecnologia da Informação (TI).

É possível formar Fusion Teams que operem em todas as áreas de um negócio, inclusive no setor de Recursos Humanos (RH). As equipes multidisciplinares substituem com sucesso os times tradicionais e estão voltadas para as inovações tecnológicas disponíveis para esse departamento. Neste post, vamos explicar melhor esse conceito, mostrar os seus benefícios e como adotá-la.

Quer saber do que se trata a tendência Fusion Teams? Continue a leitura deste artigo e descubra detalhes sobre o seu surgimento!

Entenda o que é Fusion Teams

Trata-se de um time de colaboradores contratados para cuidar das tarefas de departamento pessoal que oferecem novas formas de entregar de valor à alta gestão. Em vez de organizar e delegar os trabalhos por funções empresariais, essas equipes multidisciplinares se preocupam em fornecer soluções inovadoras e em digitalizar os processos do negócio.  

Confira os benefícios da tendência de Fusion Teams

Uma equipe Fusion Teams reúne talentos de diferentes áreas de negócios, seus membros geralmente compartilham os objetivos da empresa e buscam resultados específicos em conjunto. Os profissionais combinam as suas experiências, são responsáveis por iniciativas e vão além de trabalhar com projetos.

Embora seja uma abordagem relativamente recente no contexto brasileiro, as equipes multidisciplinares têm sido uma estratégia amplamente adotada em muitos países ao redor do mundo.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, pelo menos 84% das empresas e 59% das organizações governamentais dos Estados Unidos investiram em algo que eles chamam de “Fusion Teams.”

Além disso, o estudo também destacou que projetos que envolvem profissionais de diferentes áreas tendem a progredir até 2,5 vezes mais rapidamente do que iniciativas que são gerenciadas de forma centralizada por um único grupo de colaboradores.

Veja a seguir as vantagens dessa tendência! 

Inovação e criatividade

Essas equipes desenvolvem uma cultura de trabalho ágil, com a estruturação das áreas do conhecimento em categorias distintas de trabalho. Os times podem adotar modelos de escritório híbridos e concentrar-se no desenvolvimento de serviços ou produtos. Por serem compostas por profissionais de outras áreas e identificar facilmente as necessidades dos talentos contratados.  

Retenção de talentos

Os Fusion Teams têm mais autonomia, mais responsabilidade e comprometimento da equipe para reter os colaboradores na empresa. O seu conhecimento pode ser distribuído e eles recebem o apoio de outros gestores que compreendem os interesses dos profissionais. Em conjunto, os membros desses times tomam decisões informadas baseadas em recursos tecnológicos e em dados precisos. 

Estímulo ao trabalho em equipe

As equipes Fusion Teams oferecem o que há de melhor em termos de trabalho em equipe e autonomia individual. Os seus componentes dominam e têm experiências nos assuntos que serão tratados, participam dos planejamentos e dos processos e facilitam a tomada de decisões referentes à sua especialidade. O time também assume a responsabilidade pelos resultados bons e ruins.  

Descubra como implementar Fusion Teams na prática

Para implementar uma equipe de fusão, os gestores precisam das pessoas certas que se mantenham focadas no que os seus clientes, parceiros e talentos desejam. O time apontará como sua empresa pode alcançar as suas metas porque os seus profissionais têm como prioridade criar soluções que satisfaçam as necessidades de quem entra em contato com o RH. 

Enfim, agora você já está por dentro dessa tendência para o RH! Fusion Teams pode trazer vários desafios para as organizações que decidem implementar as equipes multidisciplinares e apostar em inovação. Afinal, existem milhares de pessoas buscando uma vaga para atuar nesse departamento e será necessário restringir pessoas para criar um time capaz de auxiliar os colegas a progredirem em suas carreiras.

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