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O RH como vantagem competitiva — como implementar?

Por

Matheus Vieira

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Departamentos de recursos humanos têm muitas responsabilidades além da contratação e gestão de profissionais. Entre as atividades, também estão os processos de treinamento e desenvolvimento dos talentos, cuidar da qualidade de vida e saúde mental e oferecer benefícios realmente atraentes.

Essas e outras ações funcionam como verdadeiras vantagens competitivas para o mercado de trabalho. Pessoas são o recurso mais valioso de uma empresa e, quando administradas de forma estratégica, produzem resultados melhores. Além disso, melhora a imagem da empresa como marca empregadora, atraindo e retendo talentos com mais facilidade.

Se você entende a importância de se colocar nessa posição e quer conhecer mais sobre a atuação estratégica do RH, eu vou te ajudar por meio deste artigo. Vamos lá!

Como ser um RH competitivo?

É normal nos depararmos com empresas e profissionais de RH que acreditam que abrir vantagens competitivas sobre outros negócios necessita, exclusivamente, de um orçamento generoso.

Realmente, grandes investimentos financeiros são necessários para agregar valor aos negócios. Tanto para a imagem da empresa como marca empregadora, como para ser referência em seu nicho de atuação.

Entretanto, é importante compartilhar que existem práticas estratégicas com baixo ou nenhum custo que devem ser aplicadas na gestão de pessoas.

Veja alguns exemplos de ações desenvolvidas por RH estratégicos, que contribuem diretamente para que resultados sejam fortalecidos por meio de mão de obra qualificada.

Ofereça benefícios diferenciados aos colaboradores

Oferecer diferentes tipos de benefícios ao colaborador pode ser uma ótima forma de atrair os profissionais qualificados no mercado.

Nesse caso, um bom plano de benefícios se posiciona como um diferencial, para que os talentos mais disputados entendam as vantagens de trabalhar na sua empresa. Quem está de fora passa a ser atraído pelas vagas e quem está rico não quer sair.

Os benefícios devem conter elementos que proporcionam saúde mental, bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Estar bem consigo mesmo reflete positivamente no desempenho profissional. A tendência é que, além de reter talentos, também contribua com a performance dos times.

Entenda como está o clima organizacional

Entender como está e aperfeiçoar o ambiente de trabalho é fundamental para ampliar a produtividade dos seus empregados. Isso porque, a satisfação desses profissionais com a empresa aumenta, e também reduz o turnover

Por isso, é importante estar por dentro do que acontece no local de trabalho, qual o sentimento dos profissionais em relação à empresa, e quais são os fatores que estão impedindo que o clima da sua organização esteja adequado.

Posteriormente, desenvolva planos de ação para eliminar essas questões. O objetivo deve ser diminuir a insatisfação para que a produtividade seja reflexo dessa mudança.

Tenha um alinhamento com as metas da empresa

É importante que as atividades realizadas pelo seu departamento de recursos humanos estejam de acordo com o planejamento estratégico da empresa e possibilitem conquistar resultados positivos a longo prazo. Caso seja necessário, reformular o setor para que ele possa performar melhor.

Se uma das metas da organização é ampliar as vendas, o RH pode atuar na capacitação dos colaboradores que estão envolvidos com a área comercial. Outra opção é buscar no mercado algum profissional que tenha habilidades necessárias e faça um upgrade no time, por exemplo.

Como chegar a esses resultados? 

Agora que você já sabe como pode ser um RH competitivo e os benefícios de assumir determinadas posturas, chegou a hora de aprender os mecanismos essenciais para que isso funcione.

Separamos as principais ações indispensáveis para tornar a área de Recursos Humanos um diferencial na empresa. Acompanhe!

Tenha métricas

As métricas de Recursos Humanos ajudam para que as tomadas de decisões sejam mais rápidas e acertadas, ter um controle aprimorado da gestão dos colaboradores, determinar quais projetos precisam ser priorizados, além de produzir informações estratégicas e relatórios para os gestores.

Os indicadores de desempenho podem estar relacionados à produtividade, competitividade salarial, saída de trabalhadores, felicidade dos funcionários, número de faltas. Essas questões ajudam a fazer o diagnóstico da performance da equipe e permitem farejar o que necessita ser desenvolvido para abrir vantagens competitivas nos negócios.

Dê feedbacks 

Manter a cultura do feedback é indispensável para manter todos os colaboradores no caminho certo. É a partir desse retorno que o empregado passa a perceber seus pontos fortes e suas deficiências, e se engaja para melhorá-las.

Além disso, ele pode entender quais foram suas entregas de qualidade e como contribuíram para abrir vantagem competitiva no mercado. Por isso, desenvolva um ambiente de trabalho que tenha as condições necessárias para que os colaboradores possam se sentir livres para indicar falhas e reconhecer resultados, principalmente para os seus líderes.

Invista na sua atuação como RH

Investir na capacitação dos colaboradores é muito importante, mas é bom lembrar que a equipe de Rh também faz parte do quadro de colaboradores e dependem de investimento no desenvolvimento de habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais.

Dessa forma, se mantém atualizados no mercado. Quando saem à frente da concorrência nas melhores práticas de gestão de pessoas, seus impactos são sentidos nos resultados do negócio.

Quais as principais habilidades para conduzir um RH estratégico?

A seguir incluímos 3 habilidades que são indispensáveis para uma boa atuação do RH. As sugestões podem ajudar você a conduzir uma gestão de pessoas mais eficiente e orientada para resultados.

Saber se comunicar

Ter uma comunicação adequada não abre brecha para interpretações erradas, já que permite a transmissão clara da informação. No RH, essa habilidade é essencial por ser uma área que lida com pessoas.

É válido deixar claro para os colaboradores quais serão as suas atribuições e o que será esperado nas suas entregas. E permitir que os colaboradores possam se abrir sobre suas dificuldades, evitando ou contribuindo para gerenciar melhor conflitos pessoais e no ambiente empresarial.

Ter uma boa base de conhecimentos

É imprescindível que o profissional de RH saiba das leis trabalhistas, assim como se mantenha atualizado sobre as atualizações dos processos da empresa para desempenhar bem suas tarefas.

Buscar o aprendizado por meio de estudo, fazer cursos e especializações também influencia numa boa gestão do RH.

Ser imparcial e bom mediador

É comum que na rotina profissional de alguns trabalhadores ocorra alguns atritos e desentendimentos, mas o diferencial está na postura adotada pelos profissionais do RH, dos líderes e gestores ao lidarem com isso.

É importante se ter uma postura imparcial e mediadora entre as discussões, a fim de trazer a solução para o problema.

Percebemos que para conquistar vantagens competitivas é necessário investir em metodologias e atitudes que aprimorem o relacionamento com o colaborador. A principal estratégia para isso envolve a oferta de benefícios e vantagens para eles.

Neste sentido vale a pena buscar parceria com empresas como a Eucard, que melhora a oferta de benefícios para os colaboradores de forma simples e versátil. Além de engajar os colaboradores para que sejam mais produtivos e compor uma boa imagem da empresa, o RH poderá atrair um número muito maior de talentos.

Eu posso contribuir com essa missão. A Eucard oferece para as empresas cartões de benefícios, que ajudaram a compor sua estratégia de atração e gestão de talentos para se tornar competitivo. Entre em contato e conheça como funcionamos.

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