A forma como você organiza o tempo da sua equipe impacta diretamente a produtividade do seu negócio. Dependendo da função, pode ser necessário escolher uma escala de trabalho diferente, que atenda tanto às suas necessidades quanto as da sua equipe.
A escala de trabalho é uma ferramenta para planejar o tempo produtivo dos colaboradores. É uma maneira de manter as horas trabalhadas dentro das exigências da CLT, garantindo maior produtividade e o bem-estar do seu time.
Continue a leitura e confira dicas práticas para definir uma escala de trabalho efetiva e descomplicada.
1. Use uma escala de trabalho adequada para cada colaborador
Tentar enquadrar todos os colaboradores na mesma escala, independentemente de suas respectivas tarefas, dificilmente funciona. Pode seguir o modelo 5×2, que é o mais comum, o 12×36, com doze horas de trabalho seguidas por 12 de folga, entre outras possibilidades.
Sempre leve em conta os processos de cada setor e como os colaboradores reagem aos diferentes horários oferecidos. Escolher a escala certa para cada time contribui para a assiduidade no trabalho e reduz o risco de burnout a longo prazo.
2. Leve em conta a disponibilidade necessária
Além de considerar as necessidades da equipe ao escolher uma escala de trabalho, você deve avaliar as exigências do próprio setor — em especial, o nível de disponibilidade esperado da sua equipe. Se você precisa de ao menos uma pessoa no setor a todo momento, por exemplo, sua escala deve levar esse fator em conta.
3. Invista em uma ferramenta de gestão de escala
Outro passo para organizar o tempo da sua equipe é ter ferramentas que facilitam a gestão de escala. Assim, você pode determinar com mais clareza quais profissionais estão presentes em quais dias. Também é uma forma de evitar o excesso de horas, implementar medidas como o day off, entre outras práticas de qualidade de vida no trabalho.
4. Preste atenção às leis trabalhistas
As escalas de trabalho que existem hoje são definidas e reconhecidas por lei. Desse modo, as empresas podem contar com os profissionais necessários, e os trabalhadores têm seus direitos protegidos. Porém, essas normas podem mudar com o tempo.
Dependendo de qual for essa mudança, pode ser necessário fazer algumas alterações no seu planejamento, para garantir que a empresa esteja dentro das exigências da lei.
5. Exponha as regras da escala com clareza
Explicar o funcionamento da escala de trabalho para sua equipe é uma tarefa muito importante. Isso inclui os horários de entrada e saída, banco de horas, entre outros fatores. É uma forma de estabelecer as expectativas que seu time deve ter no dia a dia e evitar conflitos desnecessários.
Com essas dicas, você já tem um direcionamento para estabelecer uma escala de trabalho mais eficaz para sua empresa. Basta manter as normas da CLT em mente e considerar as opções que mais contribuem para sua produtividade. Lembre-se de montar esse horário com antecedência, para que sua equipe também se planeje de acordo.
Quer acompanhar mais dicas para otimizar seu negócio? Então siga a Eucard no Facebook, no Instagram e no LinkedIn agora mesmo!