Blog

Benefícios adicionais: como valorizar colaboradores e reter talentos

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Benefícios adicionais: como valorizar colaboradores e reter talentos

O salário não é a única maneira que a empresa tem de compensar os colaboradores. Outros métodos podem ser igualmente efetivos, trazer menos custos e ainda entregar mais valor para as equipes. Um dos melhores exemplos disso são os benefícios adicionais.

Os benefícios são recursos que vão além do salário, como vale-alimentação, vale-transporte, férias, 13º, entre outros. Alguns são obrigatórios para todo profissional que atua sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), enquanto outros são opcionais.

Acompanhe o restante do artigo para entender a importância dos benefícios adicionais e quais são os principais que a sua empresa pode oferecer.

Por que oferecer benefícios adicionais?

Usar compensações além do salário traz várias vantagens para o seu negócio. Veja aqui as principais delas.

Atração e retenção de talentos

Empresas que incluem benefícios adicionais como parte do pagamento, além dos obrigatórios, são mais atrativas para profissionais de talento. Isso significa que você tem mais chances de receber um candidato de alto desempenho, assim como retê-lo na empresa por mais tempo.

Bem-estar da equipe

Muitos dos benefícios oferecidos, como vale-creche e plano de saúde, são importantes para o bem-estar do colaborador. Essa é mais uma forma de investir na qualidade de vida da equipe e proporcionar melhores condições de trabalho.

Opções mais rentáveis

Investir em benefícios adicionais em vez de elevar o salário também é uma modo de aproveitar melhor seus recursos. Ao contar com um bom fornecedor de benefícios, você pode oferecer serviços e produtos de maior valor em relação ao seu custo final.

Quais são os principais tipos de benefícios adicionais?

Se você souber quais benefícios oferecer, poderá melhorar bastante o bem-estar da equipe e seu desempenho. A questão é saber quais são os mais relevantes para cada perfil de colaborador. Confira os exemplos que separei.

Plano de saúde

Investir em um plano de saúde para sua equipe é sempre algo positivo. Afinal, incentiva o colaborador a buscar consultas, fazer exames e prezar o próprio bem-estar físico, o que contribui para a qualidade de vida no dia a dia e seu desempenho no trabalho a longo prazo.

Vale-viagem

Muitos colaboradores também gostam de viajar durante as férias. Oferecer um vale-viagem, com milhas ou um valor fixo, é uma maneira de incentivar o profissional a aproveitar seu tempo de lazer e suas férias.

Bolsas de estudo

Também vale a pena investir nos profissionais que querem se especializar ou adquirir novos conhecimentos. Você pode firmar uma parceria com universidades e cursos para conceder esse benefício aos colaboradores que apresentam maior potencial.

Cartões flexíveis

Quando a empresa tem uma variedade grande de perfis profissionais, é comum que cada um prefira benefícios diferentes. Nesses casos, você pode optar pelos cartões flexíveis, que oferecem um número de pontos que podem ser usados para contratar benefícios variados. Assim, cada colaborador tem acesso aos produtos e serviços que mais são de seu interesse.

Investir em benefícios adicionais, quando feito da forma certa, é mais rentável para a empresa e traz mais vantagens para os colaboradores. E, nesse sentido, o uso de benefícios flexíveis dá mais opções diante de qualquer demanda.

Quer encontrar um bom fornecedor de benefícios com cartão personalizável? Então, visite o site da Eucard e conheça nossos serviços.

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas