Os tipos de benefícios oferecidos pelas empresas sempre foram um atrativo para contratar os melhores profissionais. Isso tem redefinido o conceito tradicional de salário. Há uma valorização crescente do “salário emocional”, que vai além do financeiro.
As novas gerações buscam uma vida profissional que não só dê dinheiro, mas promova bem-estar emocional e desenvolvimento pessoal.


Quais os tipos de benefícios oferecidos pelas empresas?
Atrair talentos é um fator de sucesso de um negócio. Por isso, precisamos pensar além da remuneração e oferecer atrativos adicionais. Em um bom planejamento, o que vale é olhar não o que a empresa considera interessante, mas os verdadeiros interesses dos profissionais.
Há diferenças nas demandas das gerações. Por isso, vale estudar o perfil das pessoas para adaptar a estratégia. Veja alguns dos principais tipos de benefícios oferecidos pelas empresas a seguir.
1. Cobertura de saúde mental
Alguns planos de benefícios corporativos incluem cobertura para terapeutas. Isso é especialmente importante no país em que 33% dos funcionários relatam algum tipo de transtorno mental.
2. Plano de saúde
Os planos de saúde são bem valorizados no Brasil, em que os custos médicos são altos, principalmente no contexto hospitalar. Há várias especialidades que fazem parte do rol da ANS e estão disponíveis nos planos básicos.
3. Parceria com farmácias
Com um cartão farmácia, dá para comprar em farmácias conveniadas e até ter descontos em medicamentos. Pode ser complementar ao plano de saúde, ajudando a solucionar as necessidades médicas dos profissionais.
4. Plano odontológico
O plano odontológico pode ser complementar ao de saúde ou oferecido de forma separada. Nele, há cobertura ou co-participação para vários procedimentos, como exames de rotina, raios-x, limpezas e cirurgia oral.
5. Cartão alimentação
Com o cartão alimentação, o profissional pode comprar alimentos no supermercado ou em outros lugares que aceitem como forma de pagamento. É entregue na forma de benefício em crédito e não pode ser entregue em dinheiro.
6. Cartão combustível
O cartão combustível é uma forma de direcionar a verba de combustível, de acordo com a rede credenciada da empresa de benefícios. Ele é opcional e não integra o salário dos profissionais.
7. Cartão premiação
Com o cartão premiação, dá para fazer premiar os funcionários de uma forma simples e prática, preservando seu poder de escolha. Isso se dá por um saldo extra, incluso em um cartão específico para esse fim.
8. Cartão Natal
O cartão Natal é similar ao premiação e oferece um saldo extra para que os funcionários façam as compras de fim de ano. É como a tradicional cesta de Natal, mas com algumas vantagens a mais.
Os tipos de benefícios oferecidos pelas empresas são uma forma válida de atrair as melhores pessoas e oferecer algo que não seja só dinheiro. Com eles, dá para cobrir outros tipos de gastos e diminuir a rotatividade na empresa.
Além dos benefícios tradicionais
Além dos tradicionais, existem tipos de benefícios oferecidos pelas empresas, muitas delas têm incorporado vantagens mais inovadoras, que atendem às necessidades específicas de seus colaboradores e estão alinhadas às mudanças no ambiente de trabalho moderno.
Por exemplo, o home office e a flexibilidade de horário se tornaram benefícios essenciais, especialmente após a pandemia de COVID-19, quando muitas empresas perceberam os benefícios de permitir que seus colaboradores trabalhassem remotamente ou com horários mais flexíveis.
Tais benefícios não são apenas uma resposta à crise, mas um reflexo de um novo entendimento sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso é particularmente importante para as gerações mais jovens, que priorizam a qualidade de vida e a liberdade no trabalho.
Outra tendência crescente é o programa de bem-estar, que vai além da saúde física e mental e oferece aos funcionários recursos para melhorar seu bem-estar geral, como descontos em academias, meditação, aulas de yoga e até mesmo programas de alimentação saudável. Esses programas ajudam a fortalecer a cultura organizacional, promovem a saúde integral do trabalhador e, consequentemente, aumentam a produtividade e o engajamento.
Dessa forma, ao oferecer uma gama de benefícios que vão além das necessidades básicas, as empresas não apenas atraem melhores profissionais, mas também criam um ambiente mais inclusivo, saudável e alinhado às novas demandas do mercado de trabalho.
Há mais sete anos, a Eucard tem se dedicado a atender a demanda por um cartão de benefícios capaz de atender a demanda a nível nacional. Hoje, a marca tem mais de 199 mil portadores de cartões ativos. Você também pode fazer parte dessa história.
Entre em contato e traga seus funcionários para o mundo dos benefícios!