Blog

Entenda como fazer a melhor gestão de benefícios corporativos

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

gestão de benefícios corporativos

Às vezes, os benefícios para funcionários são pautas nos jornais e ficam em alta no debate público, como quando regulamentações sobre teletrabalho e vale-alimentação foram aprovadas. Mas você já parou para observar como a gestão de benefícios corporativos funciona na sua empresa?

O investimento em benefícios é uma forma de remuneração variável, uma categoria de pagamento que traz vantagens como o incentivo à produtividade, a relação custo-benefício e a flexibilidade.

Neste post, você vai ver a importância da gestão de benefícios corporativos, suas vantagens e algumas dicas para caprichar na hora de gerir e implementar a ideia. Boa leitura!

O que é e quais as vantagens da gestão de benefícios?

A gestão de benefícios corporativos abrange a seleção, a organização, a disponibilização e o monitoramento dos benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível e plano de saúde.

Normalmente, gerir benefícios envolve os chamados “benefícios complementares”, como assistência médica, odontológica e vale-combustível. Mas a lei também aborda os benefícios obrigatórios: FGTS, 13º salário, abono salarial, e por aí vai.

Escolher os benefícios corretos e definir o orçamento para disponibilizá-los são tarefas da gestão de benefícios. A iniciativa proporciona algumas vantagens, o que inclui mais atratividade nos processos seletivos, aumento no engajamento dos profissionais e retenção de talentos.

Como fazer uma boa gestão de benefícios corporativos?

Uma boa gestão de benefícios corporativos pode passar pela implementação dos “benefícios flexíveis” — que podem ser personalizados e alterados de acordo com os recebedores. Nos próximos tópicos, você verá algumas dicas para gerir bem.

Analise o perfil dos colaboradores

Conhecer o perfil dos profissionais conta na hora de fazer a implantação de beneficios. Se sua empresa se compõe principalmente de jovens, a política é diferente de uma com média etária mais alta.

Sendo assim, você pode fazer uma pesquisa interna e colher dados sobre os principais traços dos profissionais. Aqui, é possível unir essas informações a uma pesquisa sobre o clima organizacional da empresa.

Crie um pacote de benefícios

Com a pesquisa em mãos, haverá uma base sólida para montar um pacote de benefícios. Você pode considerar as opções que os profissionais mais levam em conta e elaborar uma combinação que corresponda a essas expectativas.

Nesse momento, o desafio talvez seja encontrar a tecnologia que intermedeie os benefícios. Marcas como a Eucard unificam os benefícios em um único cartão, trazendo um aplicativo que funciona como uma conta bancária.

Una propósitos

É importante ter uma implementação de benefícios transparente. Isso significa que os profissionais precisam estar informados e de acordo com o que é oferecido. Com propósitos alinhados, tudo tende a funcionar melhor.

A aposta em benefícios é um caminho para atrair os melhores para o seu time. Além de destacar a empresa em processos seletivos, promove engajamento e, por isso, tem efeito nos resultados de produção da marca.

Pensando em facilitar seu trabalho, é possível unificar os benefícios para funcionários em um mesmo cartão. Inclusive, essa pode ser uma ideia economicamente conveniente para a empresa, desde que se associe com uma marca especializada no assunto.

A gestão de benefícios corporativos é útil em um mercado que está passando por mudanças. Novos modelos de trabalho surgem e a automatização está em alta como um dos efeitos do progresso tecnológico.

Se você quer saber mais, confira o texto sobre a importância de contar com um cartão de beneficios flexíveis!

Gostou desse conteúdo? Que tal nos seguir no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube e ficar por dentro de todas as novidades!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas