Blog

Tendência: como as power skills vão mudar o futuro do trabalho!

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

Power Skills vão mudar o futuro do trabalho

As power skills se desenvolvem ao longo da carreira, indo além das noções técnicas produzidas unicamente nos cursos. Por isso, são complementares às soft skills e hard skills, conhecidas na gestão de recursos humanos.

As habilidades ajudam o profissional a crescer e a mudar seus horizontes, aprimorando-se com educação e formação. Assim, têm potencial para trazer adequação aos novos tipos de trabalho e contribuir para agregar valor além da automatização e da inteligência artificial.

Mas talvez esse termo esteja confundindo você. Então, neste texto, vou contar um pouco sobre como as skills funcionam, o que são as power skills e quais as mais importantes. Vamos lá?

Como as skills funcionam?

“Skill” ou “habilidade” é uma capacidade humana aprendida. Sua função é promover resultados específicos a partir de uma execução boa. Geralmente, são necessários certos estímulos e condições para analisar um nível de habilidade.

As hard skills são técnicas, ligadas à resolução de uma tarefa muito específica. Além disso, são quantificáveis. Por exemplo, inglês proficiente, Excel avançado, edição de imagens ou operação de torno mecânico.

Já as soft skills são interpessoais, emocionais, sociais e de comunicação. Relacionam-se com a personalidade. Por exemplo, liderança, resiliência, proatividade, empatia e criatividade.

Por fim, as power skills são as habilidades que delineiam um profissional contemporâneo e formam um conjunto de hard e soft skills, como saber resolver problemas ou decidir inteligentemente.

Como as power skills vão mudar o futuro do trabalho?

Um profissional com power skills é capaz de ser técnica e emocionalmente competente. Assim, une a competência específica à comportamental. O olhar para tais habilidades conta porque pode diferenciar um grande talento de um profissional convencional.

Com seu desenvolvimento, é possível abrir um repertório amplo para inúmeras situações no trabalho. Afinal, o mercado de trabalho reconheceu a demanda por habilidades intangíveis, o que fez com que as soft skills e, posteriormente, as power skills passassem a ser observadas.

Uma forma de desenvolver esse conjunto é por meio da criação de um ciclo de feedback, com treinamentos e incentivos aos profissionais para desenvolverem uma ou duas power skills por vez.

Quais são as power skills mais importantes?

Saber solucionar problemas, decidir inteligentemente, acertar os julgamentos, autogerir, ter visão ampla e colaborar criativamente aparecem entre as power skills mais importantes. Elas integram o conjunto de competências potenciais estudadas no universo da gestão de pessoas.

Assim como outros termos, como hard e soft skills, as “habilidades de poder” ganharam espaço na busca pelos melhores talentos. No entanto, existem outros tipos de traços em que você pode prestar atenção.

É o caso das “holistic skills”, ou “habilidades holísticas”. Essas são amplas e multidisciplinares, de modo que contam muito para seu desenvolvimento integral. Por exemplo, pensamento crítico, apreciação pelos outros e valores positivos.

Outro conjunto que vem se destacando no setor de RH é o de “social skills”, uma categoria das soft skills. É o caso das habilidades que promovem interação, comunicação e socialização.

Em suma, é preciso unir noções técnicas com habilidades de inteligência emocional para pôr em prática cada uma dessas habilidades, as quais se complementam. Nesse cenário, o RH deve estudar as power skills para contratar com os melhores talentos e se adequar ao futuro do trabalho.

E então, quais habilidades você considera mais importantes na contratação? Conte nos comentários!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas