Blog

Qual a importância da política salarial na empresa?

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

A política salarial é uma forma estratégica de organizar a remuneração dos colaboradores. Embora a satisfação dos profissionais seja influenciada por uma série de fatores, cargos e salários são partes importantes desse processo.

Dificilmente um bom colaborador permanecerá em um local onde não se sinta valorizado e falte perspectivas para o futuro. Pensando nisso, este artigo explica o que é a política salarial, sua importância e como implementar.

O que é política salarial?

A política salarial é um dos grandes trunfos para atrair e reter talentos, pois se trata do conjunto de ações utilizadas para remunerar os colaboradores de uma empresa. Empresas que adotam essa estratégia costumam promover uma remuneração justa, adequada ao trabalho dos profissionais.

Na dinâmica da empresa, a política salarial promove a equidade do salário entre colaboradores que desempenham a mesma função e/ou ocupam a mesma posição na hierarquia. Além disso, direciona o plano de carreira, já que a pessoa sobe os níveis dessa escala hierárquica conforme bate as metas estabelecidas.

Já em relação à concorrência, a política salarial é uma forma de equilibrar os salários de acordo com o mercado. Assim, abre vantagem competitiva para o negócio.

Qual é a importância da política salarial?

A política salarial permite que a empresa utilize a remuneração de maneira estratégica, como um dos mecanismos para a sustentabilidade dos colaboradores e para assumir uma postura mais competitiva.

Ao oferecer valor compatível com o mercado ou até mesmo mais do que costumam pagar, as chances de perder os colaboradores para a concorrência são mínimas. Por outro lado, aumentam as de contratar profissionais mais qualificados e experientes — principalmente se vier acompanhado pelo plano de carreira.

A aplicação da política salarial também está relacionada à imagem da marca empregadora. Por praticar a equidade salarial, a empresa se porta como uma instituição que abraça a diversidade, e não há diferenças no pagamento quando se é competente e se faz um bom trabalho. Em outras palavras, combate a desigualdade de gênero no trabalho.

Como colocar a política salarial em prática?

Desenvolver a política salarial nas empresas requer tempo, estudo e dedicação. Entretanto, não é um processo complicado. Basta a área de gestão de pessoas se organizar para colocar os seguintes passos em prática:

  • realizar a descrição dos cargos em diferentes níveis de hierarquia, com as funções centrais e serem desempenhadas e os requisitos mínimos para assumi-las;
  • estudar o orçamento do negócio, tendo em vista que o caixa não deve entrar no vermelho quando a equiparação salarial ocorrer;
  • comparar cargos e salários, identificando gargalos antes de promover o colaborador ou a equidade salarial entre a equipe;
  • fazer um estudo de mercado focado na média salarial e gestão de benefícios empresariais para os cargos disponíveis na empresa;
  • documentar todos os processos, registrando a política salarial;
  • divulgá-la aos colaboradores.

Chegamos ao final do nosso bate-papo sobre política salarial! Embora a leitura seja rápida, espero ter abordado pontos importantes para que você comece a adotar um posicionamento mais estratégico no RH da sua empresa.

Já que citei a atração e a retenção de talentos, gostaria de chamar mais um pouco da sua atenção sobre benefícios. Saiba como implementar uma gestão de benefícios eficiente.

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas