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O que é uma associação comercial e quais suas vantagens?

Por

Matheus Vieira

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Associação comercial

Por trás da colaboração entre as empresas, participação política, educação e divulgação pode ter uma associação comercial. Esse tipo de grupo representa o apoio entre si das empresas de um mesmo setor.

A associação comercial também oferece serviços para as empresas. Por exemplo, conferências, networking, doações, eventos beneficentes e por aí vai. Boa parte não tem fins lucrativos.

Nesse caso, podem seguir estatutos e serem dirigidas pelos próprios membros. A ideia deste texto é contar o que é e o que faz uma associação comercial, além de mostrar por que vale a pena fazer parte e quais as vantagens de se tornar associado. Boa leitura!

O que é uma associação comercial?

A associação comercial é a aproximação voluntária baseada em uma base geográfica e industrial, unindo empresas da mesma região ou setor. A ideia costuma ser atrativa para as marcas por servir como uma forma de promover oportunidades.

Mas as organizações também são úteis para a manifestação pública de opiniões sobre os interesses do setor ou para levantar discussões sobre produção, distribuição e preços. Em países como a França, a associação comercial também tem um papel na administração pública.

As organizações mais conhecidas influenciam em vários fatores do mercado — por exemplo, vendas, preço, tecnologia e produção —, mas raramente cruzam as fronteiras dos próprios países.

Quais são as funções da associação comercial?

A associação comercial trabalha a partir das demandas dos associados. A principal função do grupo é transformar a procura das empresas em realizações. Isso pode acontecer por meio de workshops, cursos, serviços, palestras, discussões, treinamentos e por aí vai.

Normalmente, a representatividade de uma associação comercial se restringe unicamente aos associados. Isso acontece porque é um órgão não governamental, sem verba pública. Mas algumas ações, embora ligadas aos membros, podem afetar todo o setor.

Por isso a participação de um bom número de membros conta. Ao ampliar os associados, há um aumento na representatividade, com mais demandas levantadas. O objetivo aqui é o benefício compartilhado.

Quais são as vantagens de se tornar associado da associação comercial?

A associação comercial segue a ideia de trazer as melhores condições para todos os associados se desenvolverem. Isso pode trazer algumas vantagens, como as que você vai ver nos próximos tópicos.

Networking

O networking é a troca de serviços e informações entre empresas, pessoas e associações, se mostrando como uma forma de aumentar as relações no trabalho ou no empreendedorismo. Mas as conexões também podem ter seu valor na vida pessoal.

Geralmente, o networking segue uma ideia de benefício mútuo — afinal, as relações são benéficas para todas as partes que se envolvem. Outra vantagem é o contato com novos conhecimentos de negócios.

Por meio de palestras, feiras e reuniões a associação comercial ajuda a aproximar empreendedores locais para a troca de experiências e a aposta em ações em conjunto, resultando em oportunidades para crescimento.

Capacitação

A capacitação profissional é o processo por trás das credenciais dos funcionários. Geralmente, a porta de entrada que surge na mente das pessoas é o diploma acadêmico. Mas esse não é o único.

Isso porque existe uma variedade de abordagens para a capacitação profissional. Por exemplo, a participação em conferências, o aprendizado informal, os treinamentos, a orientação e a supervisão reflexiva.

Uma associação comercial oferece palestras, workshops, treinamentos, rodas de conversa e oficinas. Por isso, é um caminho para aprender sobre gestão e para capacitar os profissionais em assuntos importantes.

Fortalecimento do mercado

Os clientes são os responsáveis por comprar e usar os produtos oferecidos pela empresa. A compra costuma ter origem em interesses domésticos, pessoais, familiares e sociais. Sem sua demanda, não há motivação para produzir.

Mas muito da contribuição depende dos parceiros. Esses são os responsáveis por contribuir com bens e serviços. Às vezes, fabricando um item para o qual sua empresa é o elo seguinte da cadeia de suprimentos.

A associação comercial ganha protagonismo por ajudar a trazer a empresa para um ambiente fértil, com contato com clientes e parceiros em potencial. Assim, tem espaço na criação de relações que contribuem para o desenvolvimento da empresa.

Acesso a recursos

Algumas empresas pequenas podem ter dificuldades de acessar alguns recursos oferecidos pela associação comercial. Por exemplo, certificados digitais, espaços para reunião e ferramentas de gestão.

Algumas associações oferecem consultoria jurídica, por exemplo. Por meio dela, é possível conseguir respaldo a alguns problemas que dependem de análise das leis. A legislação é complexa e pode ser um bicho de sete cabeças para muita gente.

Outro serviço possível é a conciliação empresarial. Por meio dela um terceiro conciliador pode propor soluções extrajudiciais quando há alguma controvérsia. Aqui, não há sentença, mas consenso.

Conhecimento do mercado

O mercado se compõe de sistemas, relações sociais, instituições e por aí vai. É onde as empresas estão inseridas e se baseiam em relações de trocas. É aqui que os preços se estabelecem.

Os mercados são os ambientes que tornam possível a alocação de recursos. Seu surgimento é espontâneo na maior parte das vezes, e seu funcionamento passa por certos costumes, como a criação de preços competitivos.

Uma associação comercial pode incentivar o conhecimento do mercado por meio do contato com outros empreendedores experientes. Aqui, as próprias organizações levantam dados sobre o mercado, fazendo com que você fique por dentro de tendências e conheça novas ideias.

Representatividade

Em uma associação comercial você passa a ganhar força para reivindicar mudanças no seu segmento, levando as solicitações para os governos. Isso pode envolver demandas de fiscalização, diminuição de impostos, apoio, segurança e por aí vai.

A associação comercial é útil para vários propósitos, como profissionalização, consumo de serviços com desconto e união das empresas de um setor. A organização ainda é um caminho para trocar experiência e treinamentos.

Ao entrar em contato com outros empreendedores, ainda é possível coletar feedbacks e assimilar ideias praticadas em outras empresas. Alguns programas ainda ajudam a atrair clientes, expandindo a atuação da empresa.

Ao entrar no setor público como um grupo, as chances de as reivindicações serem ouvidas são mais altas. Se você quer receber mais dicas sobre empreendedorismo e sucesso corporativo, não deixe de assinar a newsletter e nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube!

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