Descubra quais as formas de pagamento de pedágio que existem

Por

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Pagamento de pedágio

Dentro das transportadoras, uma das principais despesas a serem levadas em conta é o pedágio. Quanto mais longa é a viagem, mais esses custos tendem a se acumular, já que é necessário usar mais vias expressas e rodovias intermunicipais e estaduais. E uma das primeiras complicações está nas diferentes formas de pagamento de pedágio.

Graças a mudanças nas leis e na preferência geral do público, todas as empresas de pedágio hoje oferecem diversas formas de pagamento. A escolha aqui dependerá principalmente da conveniência dos motoristas e também do seu planejamento, havendo algumas oportunidades para reduzir os custos.

Acompanhe e veja quais são as principais formas de pagamento de pedágio disponíveis hoje.

Dinheiro vivo

Esse é o método mais tradicional de pagamento nos pedágios. Os motoristas param por alguns minutos, tiram o dinheiro e aguardam o troco antes de terem sua passagem liberada. Para a transportadora, é possível deixar o dinheiro necessário na mão do próprio motorista, já tendo em mente quanto dele será necessário.

Alternativamente, o motorista pode apresentar os recibos dos pedágios e pedir uma devolução. Porém, esse método traz alguns problemas caso haja inconsistências nos valores ao longo do caminho ou os recibos sejam perdidos.

Cartão de crédito

Assim como é possível fazer com qualquer outra compra, o cartão de crédito também é uma das formas de pagamento de pedágio disponíveis. Hoje, toda empresa é obrigada a aceitá-lo como método de pagamento. Basta entregar o cartão e digitar a senha, ou aproximá-lo da máquina.

O valor final cai na próxima fatura mental. Isso significa que é possível cobrir o valor como parte do pagamento do motorista ou utilizar um cartão da empresa para esse pagamento. Isso dá mais flexibilidade no planejamento desses pagamentos, além de maior garantia.

Cartão de débito

Seguindo a mesma linha, também é possível utilizar o cartão de débito como método de pagamento. Nesse caso, o valor é descontado diretamente da conta vinculada ao cartão. O procedimento é o mesmo, com o valor saindo da conta do motorista ou da própria empresa. Também é uma alternativa mais segura que o dinheiro vivo, além de ser mais fácil acompanhar a transação.

TAG de pedágio

As TAGs são uma ferramenta mais recente, mas igualmente efetiva para o pagamento de pedágios. Trata-se de um adesivo que fica colado na janela do carro, visível do lado de fora. Ao passar por uma pista específica do pedágio, uma máquina escaneia a TAG e faz a cobrança automaticamente do valor estipulado.

Esse é um dos métodos mais práticos para o pagamento. Primeiramente, o motorista terá que passar menos tempo esperando, o que leva a um ganho no trabalho. Além disso, a TAG pode ser contratada pela empresa, removendo a necessidade de compensar o motorista pelo pagamento do pedágio. Também existem modelos pré e pós-pagos, nos quais o usuário tem um limite de crédito ou a cobrança é apenas acumulada, respectivamente.

Com a variedade de formas de pagamento de pedágio, não é difícil encontrar aquela que melhor se adequa à sua empresa. A TAG é a mais prática hoje, mas as outras opções podem servir como alternativas, caso haja algum problema.

Quer contratar uma TAG para os veículos na sua transportadora? Então entre em contato com a Eucard e conheça nosso serviço! Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades da EucardTag. Estamos no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube!

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas