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Incentivos corporativos: conheça os tipos e por que oferecer aos colaboradores

Por

Matheus Vieira

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Incentivos corporativos

Você sabe qual é a importância de investir em incentivos corporativos? Promover o engajamento de colaboradores deve estar entre as prioridades de toda gestão. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito em 2021 pela Gallup, empresa global de consultoria, apenas 21% dos profissionais em todo o mundo são ativamente engajados.

Além disso, o mesmo estudo constatou que os níveis de engajamento, que vinham crescendo nos últimos anos, deu uma estagnada durante a pandemia. Esse contexto aumenta a necessidade de investir em estratégias e práticas para motivar os funcionários

Nesse contexto, investir em incentivos corporativos contribui para que a empresa saia na frente nos mais diferentes níveis. Pensando nisso, elaborei este material para que você tire suas dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de investir em incentivos corporativos?

Primeiro, vou falar da importância de uma empresa investir em incentivos corporativos. Confira!

Melhoria do clima organizacional

Clima organizacional é a percepção de colaboradores em relação às políticas e aos processos de um negócio. Para medir o clima, é preciso aplicar uma pesquisa, que trará um diagnóstico de como os profissionais veem a empresa.

Dentre os questionários a serem respondidos, a política de incentivos e benefícios está presente. Quando a pessoa está satisfeita com esse tópico, consequentemente há melhorias em outras vertentes, como a sua qualidade de vida, a satisfação com o negócio e a motivação para cumprir as demandas.

Sendo assim, incentivos corporativos promovem melhorias no clima como um todo, o que impacta todo o time para exercer suas demandas com mais efetividade e motivação.

Retenção de funcionários

Promover a retenção de funcionários tem sido um dos principais desafios para as empresas. Inclusive, a onda da “grande demissão” voluntária tem atingido o país. Em março de 2022, por exemplo, o aumento dos pedidos de desligamento foi de 37% se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Mas como isso impacta as organizações? Nos mais diversos cenários: demitir e contratar pessoas gera custos para o negócio. Além disso, quando uma pessoa sai da sua equipe, leva consigo todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos.

Vale ressaltar também que a imagem perante o mercado não fica muito positiva com um turnover elevado. Hoje, existem plataformas nas quais as pessoas têm a oportunidade de deixarem suas percepções sobre o negócio. Se elas forem negativas, vão impactar diretamente a atração de talentos qualificados.

Maior produtividade

Produtividade está diretamente ligada com a satisfação e com o engajamento. Imagine uma situação em que a pessoa não está indisposta com a empresa, com as suas lideranças e com a equipe como um todo.

Segundo ela, há possibilidades de o negócio investir mais em profissionais, de trazer mais conhecimento nos mais diversos segmentos, além de melhorar o salário que está pouco competitivo em relação ao mercado. Um colaborador com todos esses níveis de insatisfação será tão produtivo quanto outro animado com suas tarefas e demandas? Certamente não.

Nesse sentido, quando você investe em incentivos corporativos, consequentemente traz a ideia de que há preocupação com o profissional no nível pessoal, de modo que ele possa se capacitar e ter a possibilidade de contar com uma melhor qualidade de vida.

Quais são os tipos de incentivos corporativos mais comuns?

A seguir, selecionei os tipos de incentivos corporativos mais comuns para as organizações. Acompanhe para saber quais deles podem se encaixar na realidade da sua empresa!

Home office

Durante a pandemia da Covid-19, empresas dos mais variados nichos de atuação foram obrigadas a se adaptarem a um novo contexto de trabalho remoto. Porém, com a vacinação avançada e os níveis de proliferação da doença abaixo do que é considerado preocupante, as organizações vêm retomando o trabalho presencial.

Isso é o que os colaboradores realmente querem? Não é o que demonstram as pesquisas. De acordo com um levantamento realizado pela Harris Interactive, por exemplo, entrevistando mais de 4.500 pessoas em 8 países, elas querem ficar em casa pelos mais diversos motivos. Veja os resultados:

  • 55% justificam que é para evitar o transporte coletivo;
  • 50% se sentem mais seguros;
  • 49% se livraram de doses de estresse;
  • 45% aproveitam o tempo de deslocamento para outras atividades no dia a dia.

Além disso, oferecer a opção do modelo home office contribui para que a organização conte com talentos independentemente das barreiras geográficas: a contratação pode ser feita em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

Descontos em cursos

Também destaco a preocupação que o negócio tem de oferecer descontos para que o profissional cresça e se desenvolva. Nesse sentido, algumas estratégias podem ser implementadas. Entre elas:

  • fazer parcerias com universidades que oferecem pós-graduação para que os colaboradores tenham descontos em diferentes cursos;
  • contar com plataformas de ensino adaptadas às necessidades da empresa;
  • aplicar avaliação de desempenho para identificar os deficits das pessoas e ter a oportunidade de contorná-los;
  • incentivar as lideranças a fazerem plano de desenvolvimento individual com seus liderados.

Horários flexíveis

Além do home office, uma prática que tem ganhado muita relevância entre profissionais é a de horários flexíveis. Entre os diferenciais de oferecer esse incentivo corporativo, destaco especialmente:

  • redução de custos, uma vez que horários flexíveis estão diretamente ligados ao trabalho remoto — assim, a empresa não precisa arcar com custos de transporte, com gastos com escritório, entre outros;
  • redução de atrasos e faltas, pois o profissional tem a oportunidade de exercer suas atividades da sua própria casa, além de ser responsável pelo próprio horário e poder cumprir com as demandas no horário em que se sentir mais produtivo;
  • retenção de talentos, já que isso favorece a satisfação dos profissionais.

E então, o que achou de aprender mais sobre incentivos corporativos? Segundo a legislação trabalhista, existem aqueles benefícios que são obrigatórios para todas as empresas, como férias, terço de férias, décimo terceiro, entre outros. No entanto, quando você oferece mais que o previsto na CLT, além de contar com pessoas mais engajadas, a tendência é que reduza gastos no negócio e tenha maior destaque competitivo no mercado.

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