Blog

Qual o impacto da Inteligência Artificial nas empresas?

Por

Matheus Vieira

Compartilhe

A Inteligência Artificial nas empresas pode trazer muitos ganhos para as pessoas, uma vez que contribui para que rotinas que antes eram executadas manualmente sejam operacionalizadas.

Com isso, profissionais têm a oportunidade de se dedicarem às demandas que realmente serão estratégicas para as suas funções, impactando diretamente nos resultados do negócio e garantindo que haja mais competitividade no mercado.

Neste material, a gente explica quais são os principais impactos da IA nas organizações. Continue a leitura e saiba mais!

Otimização de processos

O primeiro deles é a otimização de processos. Como abordamos, práticas que eram manuais podem ser operacionalizadas, e um exemplo muito utilizado pelas organizações é o processo de recrutamento e seleção. Se antes era necessário avaliar currículo por currículo que chegavam até as caixas de entrada, hoje há a oportunidade de identificar pessoas que mais se adéquam aos diferentes perfis.

Outro destaque para o uso da IA quando abordamos sobre otimização de processos é o controle do estoque. Por meio de ferramentas específicas, com o intuito de identificar os insumos no negócio, profissionais podem entender quais são os produtos com maior saída, quais são aqueles em falta, prever demandas, bem como estabelecer quantidades que realmente são necessárias para os próximos pedidos.

Redução de riscos

Outro diferencial da IA nas empresas também é a redução de riscos. Com o uso da Inteligência Artificial, a gestão tem a oportunidade de analisar um grande volume de dados com mais efetividade. As chances de tomar decisões baseadas em números enviesados reduzem significativamente.

Com isso, profissionais terão mais efetividade no momento de definir as estratégias de suas áreas, além de ter mais agilidade para o acompanhamento dos indicadores que analisarão se houve ou não sucesso na ação definida.

Esse tipo de ação impacta muitas áreas da empresa positivamente, como o RH, o financeiro, o atendimento ao cliente, entre outros. As chances de as equipes se direcionarem para os reais objetivos da organização sem que haja equívocos aumentam, o que reflete nos resultados de modo geral.

LEIA TAMBÉM

Transformação digital no RH: conheça os principais impactos!
Guia completo sobre como motivar os funcionários
Custo de funcionários: veja como planejar o gasto

Aumento da produtividade

Ao longo de todo o material, mencionamos brevemente que algumas atividades operacionais podem ser otimizadas com o uso da IA. Isso contribui diretamente para haver aumento da produtividade. A partir do momento que profissionais não precisarão se dedicar a funções repetitivas, é possível que eles executem outras atividades com o tempo ganho.

Além de ganhar na gestão das demandas, a equipe também pode se dedicar a momentos e atividades que realmente vão surtir efeito para o planejamento estratégico do negócio.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o uso da Inteligência Artificial nas empresas, seus ganhos, além de conferir como as organizações podem se tornar mais competitivas com o seu uso. Para aprimorar essa prática, não deixe de analisar os dados das áreas de forma contínua, de conferir a experiência do colaborador com as ferramentas adotadas, bem como detectar possíveis falhas para corrigir os gargalos.

Se gostou deste material e deseja conferir conteúdos como esse, é só acessar as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Assine e receba nossos conteúdos exclusivos

Receba conteúdos exclusivos sobre RH, negócios e novidades  direto no seu e-mail.

Mais lidas